sábado, 17 de janeiro de 2015

Tipo Destino

Título Original: Something Like Fate
Autor(a): Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Tradução: Ana Lucia Guilherme Rodrigues
Ano: 2013
Número de páginas: 288
Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele.
Então, Erin viajou durante todo o verão…



Opinião da Jéssica

Tipo Destino é um livro de romance juvenil bem juvenil! Li esse livro em poucas horas. Sempre soube que o leria muito rápido, mas não pensei que fosse tanto assim. As letras são grandes, a escrita é leve e é impossível largá-lo por muito tempo.
Eu tinha acabado de ler Esta é uma História de Amor (resenha aqui), que é um romance mais adulto com personagens mais velhos e dramas mais intensos. Então quando comecei a ler Tipo Destino eu pensei "Não conseguirei ler isso nunca!". A personagem principal tem 16 anos no começo e depois faz 17 no meio do livro. Só que parece que ela é bem mais nova. Sua personalidade é muito diferente da minha e o livro como um todo é muito clichê. Talvez seja o livro mais comum que eu já li até hoje. Porém, não consegui parar de ler! Pois é gente, eu me rendi aos encantos de Tipo Destino.
Por mais que Lani, a personagem principal, seja uma garota mais nova com jeitos estranhos de pensar, eu gostei muito dela. Viciada em astrologia, horóscopos, destinos, energia e meio ambiente, Lani não tem nada a ver comigo, mas devo admitir que ela me fez lembrar de mim mesma algumas vezes. Também acredito que o mundo é feito de energias, negativas e positivas. Também acho que nada é coincidência, que tudo acontece por um motivo. E no final ela aprende algo que eu sempre repito: se algo de ruim acontece, tire as coisas boas disso, porque com certeza tudo que acontece de ruim na nossa vida tem um propósito. Temos que aprender com nossos erros e sempre ver o lado positivo das coisas.
A história do livro é bem simples e muito comum. Já vi isso acontecer diversas vezes. Mas é claro que o livro tratou tudo com muita intensidade. Fiquei uma pouco revoltada com isso. Veja bem, não é culpa da autora, e sim dos esteriótipos cultivados nas escolas americanas. Fiquei tão indignada que eu tive que fazer um post só para isso (leia aqui). Lani se apaixona por Jason, o novo namorado de Erin, sua melhor amiga, mas não acontece nada entre os dois até Erin viajar no verão e Jason terminar com ela para ficar com Lani. Só que essa história toma um rumo tão complicado que eu achei um absurdo. Tipo Destino me deixou louca! Queria entrar na história e dizer: "Não é bem assim que se resolvem as coisas!". Leiam e vocês vão entender...
O meu personagem preferido com certeza é Jason. Que garoto mais fofo! Ele é engraçado, paciente, sensível e apaixonado. Se eu fosse homem e estivesse no lugar dele não teria tanta paciência como ele. Jason parece um anjo! Outro personagem que também amei foi Blake, o melhor amigo de Lani. Ele é gay e só ela sabe, pois o pai dele o mataria se descobrisse (outro assunto revoltante que falo no meu post extra). É um amigo que todo mundo queria ter. Não gostei de Erin, pois não consegui encaixar a Erin amiga de Lani que também gosta de astrologia e esse tipo de coisa com a Erin egocêntrica que ela demonstra ser o tempo todo.
Enfim, Tipo Destino é um livro leve, fácil de ler e se envolver com a história. Gostaria de mais detalhes do romance, mas sei que essa narrativa é dedicada ao público mais jovem, e nesse caso, é um livro excelente que prende qualquer um que gosta de romances escolares. Leia e descubra o que o Destino reserva para Lani, Jason e Erin.

Estrelinhas

Citações Favoritas

"Nós temos controle do nosso destino, ou nossa vida vai seguir seu caminho do mesmo jeito, não importa o que façamos?" Lani (Pág 89)
"Não consigo acreditar que ainda exista homofobia... A essa altura, esse já deveria ser um conceito arcaico. Por que todo mundo não pode entender que somos todos humanos - diferentes, mas iguais, ao mesmo tempo?" Lani (Pág 207)
"Rien ne va arrêter ma quête pour te trouver", ou seja, "nada vai deter a minha jornada em busca de você" Connor (Pág 249)
"Preciso de você mais perto de mim" Jason (Pág 250)
"Talvez eu não precise saber qual é o meu destino para conseguir acreditar que tudo vai ficar bem. Talvez não saber seja o que nos mova para frente. Para onde quer que eu vá, saberei que é exatamente onde deverei estar" Lani (Pág 269)

Frases do começo de cada parte (Ameeeei)

"Se você acredita em coincidência, então não esta prestando atenção." David Life
"O prazer do que aproveitamos é perdido pelo desejo de querermos mais." Biscoito da Fortuna
"Muitas vezes encontramos o nosso destino nos caminhos que tomamos para evitá-lo." Jean de La Fontaine
"É preciso se arriscar por alguma coisa, às vezes, Pam." Jim Halpert, na série The Office
"O destino é como um estranho e impopular restaurante, cheio de garçons esquisitos trazendo coisas que você nunca pediu e de que nem sempre gosta." Lemony Snicket
"O esperado é apenas o começo. O inesperado é que muda a nossa vida." Meredith Grey, do seriado Grey's Anatomy

Outras Capas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Resenhas