terça-feira, 24 de setembro de 2013

Wake - despertar


Título Original: Wake
Autora: Lisa McMann
Editora: Novo Século
Tradução: Ana Death Duarte
Ano: 2010
Número de páginas: 201
Sinopse: Seus sonhos não lhe pertencem... Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Ela não pode contar a ninguém sobre isso - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie fica presa em um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela é mais do que uma mera espectadora. Janie se torna participante...



Opinião da Jéssica:

Faz um bom tempo que não escrevo resenha, então peço desculpas adiantadas porque não sei se vocês vão gostar. Acho que perdi a prática. Sorry. Mas vamos lá!
Wake - Despertar é o primeiro livro da trilogia de Lisa McMann, que tem como personagem principal Janie Hannagan, uma garota completamente diferente e especial. Ela tem um dom magnífico: consegue entrar nos sonhos de outras pessoas. Sim! Isso mesmo! Toda vez que alguém dorme por perto, ela entra no sonho da pessoa sem querer. Não adianta ela querer escapar desse dom, está fadada a ser uma garota problemática pelo resto da vida. Muitas coisas se passam em sua mente: como ela irá dormir ao lado de alguém? Será que ela nunca vai se casar? Ter uma vida normal? São essas questões que estão preocupando Janie enquanto ela se aproxima sem perceber de um garoto que sempre esteve por perto.
Cabel Strumheller é o "mocinho" do livro. Eu digo mocinho entre aspas porque Cabel é um cara muito misterioso e que ainda vai ter que provar que merece a confiança de Janie. Mas já posso adiantar que ele me conquistou em seu primeiro gesto na história. E com seu charme e jeito doce de tratar Janie, ele conseguiu virar um dos meus personagens masculinos preferidos! Mas ainda não chegou nem aos pés do Patch da série Hush Hush. Acho que ninguém consegue.
Wake só me decepcionou com sua diagramação. Me confundi muito com a escrita. Lisa McMann teve uma ideia brilhante e não soube coloca-la no papel. Ou foi erro da editora mesmo. Algo bem improvável pois essa mesma editora publicou a série House of Night e não tenho o que reclamar. Pelo contrário! É uma das melhores séries que já li, se não a melhor!
Enfim, um ponto positivo que me chamou a tenção foi o ambiente da história, que me deu a impressão de ser algo bem "escuro", misterioso, algo "sombrio" (não sei explicar). É claro que essa é minha visão e outras pessoas discordam de mim, mas foi assim que imaginei os lugares por onde Janie passou. Talvez sejam os sonhos que me deram essa impressão ou a forma como a história é contada por Janie. Aliás, ela é uma garota de personalidade muito forte! Tem uma mente sensata e age da mesma maneira que eu, em algumas partes do livro.
O romance é interessantíssimo e foi bem explorado pela autora. Já a amizade de Janie com Carrie, sua vizinha, deixou muito a desejar. No começo amei Carrie, mas no fim me decepcionei demais com o desenrolar da amizade delas. Talvez no próximo livro Carrie recupera minha estima por ela. Aliás, estou ansiosa para ler o restante da trilogia, pois parece ser ainda melhor!
Wake é uma junção entre ficção, mistério e um pouquinho de romance. E quem não gosta dessa mistura? Ainda mais quando nos surpreendemos a cada sonho. Essa dinâmica que a autora criou foi o que, em minha opinião, fez a trilogia ser um sucesso. Afinal, todo mundo adoraria saber o que está escondido no subconsciente das pessoas. Seus segredos e sentimentos mais íntimos revelados. Imagine! Janie Hannagan consegue desvendar todos os mistérios das pessoas a sua volta. Será então que ela vai descobrir como conciliar sua vida e seu dom? Leiam o livro e descubram!

Estrelinhas

Citações preferidas:
(Sem citações preferidas. A narrativa é em terceira pessoa e a história é contada muito rápido! Com mais fatos do que sentimentos e frases legais. Então nenhuma parte me chamou atenção para colocar aqui.)

  

5 comentários:

  1. Oi Jéssica, estou visitando o blog de vocês e me surpreendendo com alguns livros que tú tem porque também possuo (:
    Acredito que faz mais de um ano que tenho essa trilogia e li somente Wake porque não gostei de como foi colocada a ideia da autora. Não tem outra explicação já que a sinopse te fascina e o ambiente que a história ocorre também é interessante , e então não soube desenvolver ;---;
    Fiquei chateada e por isso não pude continuar a trilogia ainda ):

    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline! Obrigada mesmo por visitar nosso blog, espero que goste cada vez mais!
      Também achei que a autora não soube colocar bem sua ideia, mas ainda assim quero ler sua continuação pra ver se melhora.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parece clichê demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm não acho, se fosse eu teria gostado mais. Saiu muito do padrão e autora não soube fazer isso funcionar.

      Excluir

Últimas Resenhas